"Uma realização: a primeira clínica de medicina hiperbárica de Sorocaba."
Unidade Sorocaba
(15) 3418-4560

Mês do diabetes: Sorocaba terá atividades de conscientização

12 de abril de 2019 5:59 pm

Novembro é o mês da saúde. Além do Combate ao Câncer de Próstata, a cor azul também chama a atenção para o diabetes, doença considerada epidemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com os dados mais recentes da Pesquisa Nacional de Saúde, do Governo Federal, 6% da população brasileira possui a doença. Este número representa, aproximadamente, 9 milhões de pessoas em todo o país, ou 100 mil na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). O quadro é agravado, quando a Associação de Diabetes de Sorocaba (ADS) divulga que muitos não sabem que têm a doença ou não a tratam adequadamente. “É um cenário muito preocupante, pois estimamos que 3% das pessoas que têm diabetes desconhecem o problema. Além disto, 2% dos que sabem sofrer da doença não a tratam adequadamente, ignoram o problema e estando sujeitos às complicações”, alerta Eliete Venturini, coordenadora da ADS.

Dra. Daniela Flores, médica hiberbarista da Oxicenter, com unidades em Sorocaba e Itu (SP), explica que os riscos de complicações são enormes para quem desconhece ou ignora o diabetes. “Quem não controla o diabetes pode ter problemas de visão e audição, além de estar mais propenso a sofrer infartos e AVCs. Outra complicação comum é o surgimento de feridas nos pés, que não cicatrizam, pois a circulação também fica comprometida e o corpo não consegue atuar na recuperação da lesão”, alerta.

Quando o diabetes causa feridas que não cicatrizam é recomendada a oxigenoterapia hiperbárica, tratamento em que a pessoa respira oxigênio puro, concentrado a 100%, em uma câmara especial, pressurizada entre 2 e 3 atm. “O ar que respiramos possui cerca de 20% de oxigênio, a uma pressão aproximada de 1 atm. Este ganho proporcionado pela oxigenoterapia faz com que o sangue com uma quantidade muito maior de oxigênio chegue às regiões comprometidas pelas lesões, além de potencializar o efeito dos antibióticos que atuam no combate às infecções”, explica Dra. Daniela. “Alguns pacientes só se descobrem diabéticos quando têm uma complicação, como uma ferida que não cicatriza, reforçando a importância de se trabalhar na prevenção e na conscientização das pessoas”, finaliza.

A necessidade de conscientizar a sociedade quanto à gravidade da doença e a importância dos cuidados preventivos motivou os parceiros Oxicenter, ADS e Shopping Cidade Sorocaba a promoverem, pelo segundo ano consecutivo, atividades gratuitas da campanha “Novembro Azul”, de combate ao diabetes, como destaca Juliana Ramon, gerente de marketing do Shopping Cidade Sorocaba. “É muito importante apoiar essa iniciativa e ajudar as pessoas a entenderem o diabetes com a seriedade que a doença exige. No ano passado, a ação já foi um sucesso. Neste ano, esperamos receber ainda mais pessoas”, comenta.

O mutirão de testes de glicemia e aferição de pressão arterial acontece no sábado, 19/11, a partir das 10h, no piso L3, logo na entrada do Shopping Cidade Sorocaba pela Avenida Atanázio Soares. Também haverá orientação sobre oxigenoterapia hiperbárica, com Dra. Daniela Flores, da Oxicenter, além da distribuição de bexigas azuis e panfletos educativos sobre diabetes e medicina hiperbárica.

A coordenadora da ADS frisa que, quem apresentar o resultado do teste de glicemia alterado, será aconselhado a procurar uma unidade de saúde. “O teste de glicemia dá um aviso. Caso apresente alterações, é importante procurar um médico para realizar outros exames e entender o que está acontecendo. Em sendo diagnosticado o diabetes, então, a pessoa precisa iniciar o tratamento e adaptar sua vida para conviver com a doença, sem correr o risco de complicações”, orienta.